Você trabalha em uma siderúrgica, mineradora, metalúrgica, fábrica de cimento, indústria química ou em qualquer outro setor da indústria de base (1.3k)? Ou ainda nunca trabalhou na área, mas tem qualificação e conhecimento notório? Então, saiba que você tem totais condições de ingressar no amplo universo da redação freelancer.
Devido à constante necessidade de as empresas produzirem textos com terminologias pertinentes ao respectivo setor, seja para descrever produtos, criar procedimentos, desenvolver manuais técnicos ou, até mesmo, divulgar seus serviços, a busca por redatores com habilidades específicas está em constante crescimento.
Caso a incrível oportunidade de se tornar um redator freelancer da indústria de base tenha despertado seu interesse, você encontrará o melhor modo de ingressar nesta jornada com a leitura deste texto.
Por onde começar?
Primeiramente, é necessário que você tenha uma certa desenvoltura com a comunicação escrita para desenvolver os temas solicitados.
Depois, é indicado que você se cadastre em uma plataforma que faça a conexão entre o redator e os clientes que demandam os conteúdos. A Rock Content é uma empresa de atuação global que oferece uma excelente plataforma para estabelecer essa relação.
Basta se candidatar e preencher todas as informações solicitadas. Seu perfil será analisado por uma equipe qualificada e, em seguida, você será comunicado sobre o resultado da avaliação. Se seu perfil e habilidades forem aprovados, você passa a fazer parte da seleta rede de talentos da Rock Content.
A partir daí é só transformar todos os seus conhecimentos e habilidades técnicas em palavras de acordo com as demandas! Ah, quer saber mais detalhes? A Rock Content disponibiliza diversos materiais orientativos, inclusive o Manual do Freelancer que detalha tudo sobre prazos, preços, políticas e mais.
Qual estilo adotar?
Por ser uma referência, a Rocket Content tem uma grande diversidade de clientes, que podem demandar os mais variados estilos textuais. Cada contratante informará seu público-alvo e os objetivos que o conteúdo produzido deve buscar. Mas isto não é motivo para preocupações! A Rock disponibiliza, entre outros materiais, um Guia de Estilo que traz orientações preciosas para cada situação.
Geralmente, conteúdos com temas ligados à indústria de base no Brasil são direcionados a um público específico, com um certo conhecimento técnico do assunto. Então, na maioria das vezes, a produção textual deve conter termos técnicos, uma linguagem clara e direta, visando a produção de um conteúdo informativo e objetivo.
É importante lembrar que este estilo não é uma regra! O que vai orientar sua produção textual são as solicitações do cliente — afinal, é ele que está contratando.
Fontes de informações
Para a produção de conteúdos de qualidade são necessárias fontes de informações confiáveis para a realização de pesquisas. Em alguns casos, os contratantes sugerem as fontes de pesquisas, indicando sites, blogs, matérias etc. Entretanto, é aconselhável que você também tenha seu próprio banco de fontes confiáveis.
Consulte produções acadêmicas, artigos científicos, matérias jornalísticas veiculadas por grandes editoriais, relatórios e pesquisas de instituições profissionais e setoriais (CNI, SENAI, SESI etc.), busque dados oficiais fornecidos por instituições governamentais, consulte publicações e estudos de caso de empresas renomadas do setor.
Inicie agora sua jornada como redator freelancer!
Deu para perceber que entrar no mundo do copywriting é mais simples que você imaginava, não é mesmo?
Então, não perca mais tempo e comece hoje mesmo a ganhar dinheiro como redator freelancer da indústria de base (1.3k). São inúmeras empresas buscando todos os dias redatores habilidosos para produzir conteúdos.
Acesse o Manual do Freelancer e tire suas dúvidas. Faça parte deste time, seja parceiro da Rocket Content!
indústria de base (1.3k)